Cotidiano

Veículos garantidos à Saúde

Visitas mensais previstas pela equipe da USF (Unidade de Saúde da Família) do Bairro Brasmadeira em Cascavel e que por algum tempo foram interrompidas voltaram à normalidade com a aquisição de um novo veículo Fiat Mobi.

O transporte para atendimentos domiciliares a pacientes também foi garantido a outras quatro unidades: Colméia, Interlagos, Morumbi e Santo Onofre. Os veículos tiveram o custo de R$ 145 mil e foram adquiridos meio de emenda parlamentar e contrapartida do município.

Ainda há assim, a necessidade de que o município dê condições para que o programa USF atenda integralmente. “Estes novos veículos somam, porém, não suprem totalmente a demanda e a secretaria segue buscando recursos para novas aquisições”, afirma o gerente da Atenção Primária Ali Haidar.

Por outro lado, investimentos do município possibilitaram a compra de dois veículos Peugeot para o PAR (Programa de Atendimento Residencial) e Programa Ninar. O Cedip (Centro Especializado de Doenças Infecto-Parasitárias) equipes de Endemias e saneamento também receberam veículos Pegeout Partner’s.

Previsões

A Secretaria de Saúde aguarda pela entrega de cinco novas ambulâncias que custaram R$ 809.500 e recursos de emendas federais para outras duas. Em licitação segue processo para compra de um veículo Unidade Sistema Prisional e oito veículos Unidade Saúde da Família Interior.

Assistência Social

Para a Secretaria de Assistência Social o registro de preço nº 259/2018 prevê a compra de cinco automóveis e veículo com capacidade para 16 passageiros. “Trata-se de um registro de preço, ou seja, uma estimativa. A efetivação da compra se dará de acordo com a necessidade e disponibilização de recursos”, afirma a secretaria.

Motoristas

Informações de que há falta de motoristas na Assistência Social, foram questionadas à secretaria, que justificou o processo adotado na forma de não prejudicar os serviços. “Além de motoristas, a Seaso conta com profissionais habilitados para dirigir para o desenvolvimento das várias atividades da secretaria”.