Cotidiano

Vale confirma negociação para venda de mina de carvão na Austrália

RIO – A Vale confirmou nesta sexta-feira que seu Conselho de Administração deliberou a venda dos ativos de carvão de Carborough Downs, na Austrália, mas ressaltou que o desinvestimento não é relevante para a companhia. Há pelo menos dois potencias compradores para o ativo.

A informação consta de um esclarecimento feito ao mercado após notícia publicada na imprensa sobre a transação. Na nota, a Vale não divulga valor do ativo nem eventual comprador. Com a venda da mina australiana, a Vale encerrará as operações de carvão na Austrália, negócios pouco rentáveis para a companhia.

Ano passado, ela já havia vendido a mina de Isaac Palins, para a canadense Stanmore Coal, e a mina de Integra Coal, para a suíça Glencore e a empresa de serviços australiana Blomfield, por valores simbólicos.

A mineradora também explicou na nota que não houve qualquer deliberação sobre a venda de seu negócio de fertilizantes na reunião do conselho de, em 26 de outubro, após questionamentos feitos pela Bovespa.

?Ressaltamos que a Vale continua trabalhando no sentido de formar uma parceria estratégica na área de fertilizantes, em linha com sua estratégia anteriormente comunicada ao mercado.? A mineradora negocia com a americana Mosaic e a norueguesa Yara.