Cotidiano

Vagas de trabalho em todo Paraná refletem a retomada da economia

Nas outras agências do Interior do Paraná, as principais vagas são para auxiliar de linha de produção, com 2.025 oportunidades, e alimentador de linha de produção, com 341

Sine/Agência do trabalhador disponibiliza mais de 200 vagas.Foto ARI DIAS/AEN
Sine/Agência do trabalhador disponibiliza mais de 200 vagas.Foto ARI DIAS/AEN

 

 

Cascavel – As Agências do Trabalhador do Paraná ofertaram neste início de semana 8.221 vagas de emprego com carteira assinada. O número de oportunidades triplicou em relação à quantidade oferecida em janeiro de 2021, quando havia 2.787 postos de trabalho disponíveis. Somente nas agências de Curitiba e Região Metropolitana são oferecidos 1.596 empregos.

Em Cascavel, o cargo de “auxiliar de linha de produção” é uma das atividades que concentra o maior número de vagas na Agência do Trabalhador, com 293 postos de trabalho esperando por pessoas que busquem trabalho. Além destas vagas, Cascavel também oferecer oportunidades em outros setores, como desossador (60 vagas), auxiliar de técnico de controle de qualidade (40 vagas) e monitor agrícola (30 vagas). Ao todo, são 1.078 vagas disponíveis na agência da Capital do Oeste.

No ano passado, diante da grande quantidade de ofertas, a Agência do Trabalhador criou o projeto “Vagas no Varal” e foi até os bairros da cidade. Na ação, as oportunidades eram literalmente penduradas em um varal para os candidatos consultarem. Com a quantidade de oportunidades em Cascavel, caso não haja o preenchimento, a expectativa é de que o projeto tenha continuidade em 2022 como forma de levar as vagas de trabalho mais próxima da população.

Também no Oeste do Estado, a Agência do Trabalhador de Toledo conta nesta semana com 1.418 vagas para diversos cargos. Além das oportunidades na linha de produção, também há emprego para servente de obras, pedreiro, pintor e trabalhador na cultura de maça. As vagas no setor de obras são para trabalhar na construção de uma cooperativa em Assis Chateaubriand. Nesta terça-feira (11) as entrevistas começam partir das 9h, na Rua General Estilac Leal, 1317, no centro.

 

OUTRAS CIDADES

Nas outras agências do Interior do Paraná, as principais vagas são para auxiliar de linha de produção, com 2.025 oportunidades, e alimentador de linha de produção, com 341. Em Guarapuava, na região central, o destaque é a procura por trabalhador da cultura da maçã (27) e em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, o destaque é para construção civil, com vagas de pedreiro (35) e servente de pedreiro (25).

Nas Agências de Curitiba e RMC (Região Metropolitana de Curitiba) o maior número de vagas é para operador de telemarketing, com 268 oportunidades, mas a indústria também está recrutando, com 87 postos para auxiliar de linha de produção.

Para o secretário de Estado de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, os números refletem a continuidade do bom momento da economia no Paraná. Em 11 de janeiro de 2021, estavam sendo disponibilizadas 2.787 vagas. “O fato das empresas estarem contratando neste ritmo é um excelente sinal para economia do Paraná. Nosso sistema de intermediação de vagas avançou muito em qualidade e dinamismo nos últimos meses”, disse.

 

ATENDIMENTO

Os interessados buscar um emprego devem se informar com a Agência do Trabalhador de seu município. Em Cascavel, a Agência do Trabalhador está localizada na Rua Paraná, nº 3648, no Centro. O atendimento ocorre das 08h às 17h. O telefone para mais informações é o (45) 3222-2284.

Na capital paranaense, a Agência do Trabalhador de Curitiba está atendendo o público de forma presencial das 8h às 17h e respeitando todas as orientações das autoridades sanitárias. Para evitar aglomeração, a sugestão é para que o atendimento seja feito com horário marcado. Os interessados devem fazer o agendamento pelo site da secretaria: www.justica.pr.gov.br.

Redação: Paulo Eduardo

 

FOTO: Ari Dias/AEN