Cotidiano

Vacinação só até sexta

A campanha de vacinação contra a gripe encerra na próxima sexta-feira (22) e em Cascavel três grupos ainda estão abaixo da meta. São as crianças menores de cinco anos, as gestantes e as puérperas.

Apenas 58% das crianças que compõem o grupo de risco estão imunes. Este é o público-alvo com a menor cobertura no município. Até o fim da semana 7,2 mil crianças ainda precisam ser vacinadas.

Já entre as mulheres grávidas e as que deram à luz recentemente, a cobertura foi de, respectivamente 60% e 73%. A média geral de vacinação entre todos os grupos é de 96,3%.

Segundo o chefe de Divisão em Vigilância em Saúde da 10ª Regional de Saúde de Cascavel, Djaime Teixeira de Souza, o fato de as crianças serem o grupo prioritário com a menor cobertura é incomum. “Os outros anos foram bem diferentes, não tinha uma situação como esta”, diz.

Uma das explicações, conforme Souza, pode ser o receio dos pais ante a vacina. Porém, lembra que as doses são aplicadas em campanha desde 1999, com as modificações anuais necessárias de acordo com a mutação do vírus. “A vacina é segura e não tem grandes contraindicações”, afirma.  

Souza explica ainda que aqueles que fazem parte dos grupos prioritários já foram avaliados antecipadamente com base nas notificações da doença, e geralmente são estes que a contraem e desenvolvem sua forma mais grave. “O próprio comportamento das crianças, por exemplo, facilita a transmissão”, alerta.

Números

O boletim mais recente da Sesa (Secretaria Estadual da Saúde) mostra que em Cascavel cinco casos de Influenza foram confirmados: três deles do subtipo A H1N1, um do AH3 Sazonal e um do Influenza B. O município não registra mortes em decorrência da doença.

Superou

 

Quem superou a procura pela vacina contra a gripe foram os idosos, o grupo prioritário com a melhor cobertura vacinal. Ao todo, 30.292 pessoas acima de 60 anos foram imunizadas, 15% a mais do esperado.

Além disso, 1.423 detentos receberam a dose da vacina. Outros 727 funcionários do sistema prisional também estão protegidos. No grupo dos professores das redes pública e privada de ensino, 3.984 tomaram a vacina. Entre os doentes crônicos foram aplicadas 16.386 doses.

Liberada

Após o término da campanha, a vacina será disponibilizada para a população em geral. Isso acontece, porém, enquanto houver doses em estoque nas Unidades Básicas de Saúde.