Cotidiano

UPA sem filas

O cenário observado na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Pediátrica na semana passada foi bastante atípico. Na manhã da última quarta-feira (11), por exemplo, estava praticamente vazia. As cadeiras na sala de espera estavam praticamente vazias e pais que aguardavam pelo médico não tiveram motivos para reclamar, ao contrário do que ocorria há algum tempo.

Anni Cristina Ferreira buscou atendimento para as duas filhas, de sete meses e outra de sete anos. Pouco mais de uma hora após a chegada à UPA, ela conta que as meninas já haviam passado pela pré-consulta e não se queixou por esse tempo de espera.

“Nunca tive problemas com atendimentos, mas percebo que hoje as crianças são atendidas com mais rapidez”, conta a mãe.

Apesar do pouco movimento, alguns pais que aguardavam na UPA nem precisariam estar na unidade, mas diante da falta de pediatra na UBS (Unidade Básica de Saúde) no Bairro Santa Cruz , não houve outra alternativa.

“Busquei atendimento na UBS, mas foi informada de que a médica pediatra está em férias e que não havia clínico geral, por isso tive que vir aqui”, comenta a pedagoga Alexandra Camargo, mãe dos gêmeos Artur e Gabriel de dois anos.

Surpresa

Alexandra também ficou surpresa com o baixo número de crianças que estavam à frente da fila e recorda uma situação complicada que precisou enfrentar.

“Já teve dia em que cheguei cedo e somente consegui consulta após 8 horas de espera. Hoje também vim logo pela manhã, mas nos informaram que há dois médicos e acredito que o atendimento será mais rápido”, comenta a mãe.

A Secretaria de Saúde afirma que o movimento na UPA permanece o mesmo e que o atendimento mais ágil é o que reflete diretamente na pouca espera de crianças para consulta.

“Com aumento do número de médicos que incorporaram a escala, vindo do Consamu, e médicos que permaneceram na escala da pediatria houve a redução significativa no tempo de espera para atendimento”, esclarece. A demanda maior na UPA Pediátrica, segundo a Secretaria de Saúde é no início da semana e no início e final de inverno.

Escala

Em relação à escala de pediatras na UBS do Santa Cruz, a Secretaria de Saúde afirma que a médica atende nas segundas, terças e quintas-feiras pela manhã e quartas e sextas-feiras no período da tarde e que somente e que a profissional fica ausente da unidade nas quartas-feiras no período da manhã.

Quanto há necessidade de médicos em cursos e outros compromissos profissionais, a informação é de que os atendimentos de urgência são encaminhados para a UPA e caso contrário, há remanejamento de consultas para outras datas.