Cotidiano

Universidade em Gana vai remover estátua de Ghandi ?racista?

201610061441486680_AP.jpg

RIO ? As autoridades de Gana anunciaram nesta quinta-feira que uma estátua de Mahatma Gandhi, doada há alguns meses pelo governo da Índia para a Universidade de Gana, na capital Acra, será removida. A decisão foi tomada após uma petição assinada por professores destacarem o caráter ?racista? do líder indiano e exigirem prioridade para personalidades africanas.

?Mais vale levantar-se para nossa dignidade que curvar-se à vontade de uma superpotência euro-asiática?, diz a petição, citando que Gandhi dizia que os indianos eram ?infinitamente superiores? aos africanos.

A estátua foi inaugurada em junho no campus universitário pelo presidente da Índia, Pranab Mukherjee, como um símbolo de aproximação entre os dois países. Mas em setembro, um grupo de professores solicitou sua retirada.

O Ministério de Relações Exteriores de Gana informou que o assunto gera ?profunda preocupação?, destacando que sua intenção é ?realocar a estátua para assegurar sua integridade e evitar polêmicas?.

?Gandhi era humano e pode ter tido seus defeitos, mas devemos recordar que as pessoas mudam?, disse a pasta, em comunicado, acrescentando que a Índia e Gana ?foram campeões na luta pela liberação dos povos oprimidos em todo o mundo?.