Cotidiano

Unila recebe professora visitante do Leitorado

O projeto aprovado foi desenvolvido pela equipe de professores do Francês Sem Fronteiras, ligado à Proint

Foz – A Unila recebeu a primeira professora visitante do Programa de Leitorado de Língua Francesa. Fanny Bouyon, que tem mestrado em Ensino de Língua Francesa e Escritura Criativa, ficará durante nove meses na Universidade desenvolvendo diversas atividades, como a criação de material didático sobre o idioma, realização de cursos e seminários para a comunidade interna e externa e apoio à Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais no processo de internacionalização da Unila.

A vinda da docente francesa foi concretizada após a Unila ser aprovada em um edital aberto pelo Ministério da Educação e pela Embaixada Francesa. Participaram da seleção universidades de todo o Brasil, dessas 19 foram contempladas.

O projeto aprovado foi desenvolvido pela equipe de professores do Francês Sem Fronteiras, ligado à Proint e formado por Angela Munoz, Cristiana Vieira, Cristiane  Grando, Jocenilson dos Santos, Valdilena Ramme e Marcelo Marinho.

“Estamos muito felizes com a vinda da Fanny. Foi um trabalho muito longo realizado por toda a equipe que representa um grande avanço para a Universidade. A Unila já tem o português e espanhol como línguas oficiais e o francês vem apoiar nesse processo de integração regional”, destaca a professora Angela Munoz. “A concretização desse projeto é um avanço também em relação a possíveis intercâmbios para que não só alunos franceses venham, mas também que estudantes da Unila possam ir à França”, completa a docente Cristiana Vieira.

Os docentes interessados em propor ações de mobilidade e cooperação acadêmica com instituições francófonas podem entrar em contato com a equipe do Francês Sem Fronteiras pelo e-mail [email protected].