Cotidiano

Unila abre biblioteca à comunidade

Um conjunto de livros, que hoje soma mais de dez mil títulos, locado na biblioteca do Jardim Universitário da Unila, está à disposição de toda comunidade

Foz – Um conjunto de livros, que hoje soma mais de dez mil títulos, locado na biblioteca do Jardim Universitário da Unila, está à disposição de toda comunidade de Foz do Iguaçu e interessados em realizar consultas. Integram esse acervo exemplares que contemplam áreas dos cursos do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (Ilaach) da Unila  – Antropologia, Cinema e Audiovisual, História, Letras, Artes e Línguas. Abrange, ainda, livros de Biologia, Química, Física, Matemática, Medicina e Saúde Coletiva – áreas ligadas ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade.

Desde a sua fundação, a Biblioteca da Unila  – que também tem uma unidade no Parque Tecnológico Itaipu -, possibilita o acesso aos seus espaços a toda comunidade. Com a implantação da unidade no Jardim Universitário, em 2016, essa dinâmica ganhou ainda mais vida, uma vez que não há restrições do fluxo de pessoas, como acontece no PTI. Segundo o bibliotecário-documentalista da Unila, João Vitor Gelinski, a disponibilidade do acervo integra um conjunto de responsabilidades sociais, que remete ao compromisso das universidades com a sociedade que as financiam. 

“No caso das universidades públicas isso se torna ainda mais notório, pois a própria infraestrutura física das instituições passa a servir de apoio para as comunidades nas quais estão inseridas. Na Unila isso não é diferente e, nesse sentido, a Biblioteca da Universidade assumiu a vocação de preservar e facilitar o acesso ao conhecimento, também, para a comunidade externa, ou seja, não necessariamente acadêmica”, observa Gelinski.