Cotidiano

Unidades de saúde estão sem preservativos

A orientação, conforme nota, é que as unidades de saúde peçam aos pacientes para que retirem as camisinhas no Cedip

Cascavel – Considerado o único método para proteção ao vírus do HIV via relações sexuais, além de uma infinidade de outras doenças sexualmente transmissíveis e uma gravidez indesejada, os preservativos masculinos e femininos estão em falta em Cascavel. A informação denunciada ao Jornal O Paraná foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com o denunciante que preferiu não se identificar, ele foi a várias UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família) e não encontrou nenhuma camisinha. “Sempre fui até o posto de saúde para buscar e já há alguns dias percebi que não tem. Isso é um problema sério, já que pelo que sabemos, grande parte dos profissionais do sexo, como prostitutas e travestis, retira o preservativo no posto”.

O O Paraná questionou o Município sobre o motivo pelo qual a população não está encontrando os preservativos e, por meio de nota, a Secretaria de Saúde informou que o processo de compra foi finalizado em outubro e que já foi solicitado empenho do referido material à empresa vencedora. A Secretaria aguarda a entrega do produto.

A orientação, conforme nota, é que as unidades de saúde peçam aos pacientes para que retirem as camisinhas no Cedip (Centro Especializado de Doenças Infecto Parasitárias) que ainda tem preservativos enviados pelo Ministério da Saúde, para utilização nas ações de prevenção de DSTs/AIDS.

Cabe ressaltar que, segundo divulgado na audiência pública do segundo quadrimestre da Secretaria de Saúde, em quatro meses foram entregues 186,2 mil preservativos, o que representa mais de 1,5 mil unidades por dia.