Cotidiano

Último boletim aponta 221 casos de dengue na região Oeste

Em uma semana houve aumento de 64,9% nas confirmações na região

Cascavel – Na região Oeste estão confirmados 221 casos de dengue: 200 autóctones, contraídos entre 50 municípios, e 21 importados. O número de notificações, que inclui pacientes à espera de exames para confirmação da doença, é de 1.674.

Os dados fazem parte do último boletim divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde, na tarde de ontem e considera o período epidemiológico do agravo da doença no Paraná entre agosto até agora.

As ações de combate à doença são contínuas, mas diante da proximidade da estação que favorece a criação do mosquito Aedes aegypti, os trabalhos devem ser reforçados.

“Com o clima propício do verão o perigo é maior, por isso o alerta deve ser mantido e, sobretudo, a conscientização por parte da população, pois só os serviços públicos não conseguem combater a doença”, ressalta o chefe da Divisão de Vigilância em Saúde da 10ª Regional em Cascavel, Dejaime Souza.

Para que os municípios estejam preparados, a 10ª regional atua com a aplicação de um roteiro de supervisão do programa da dengue na sua abrangência. Equipes também realizam trabalho de campo para verificar a ação dos agentes de endemias.

“O nosso intuito é fazer um levantamento com as equipes e com base nas ações, recuperar falhas e aumentar os resultados”, acrescenta Souza.

A transmissão de outras doenças pelo mosquito da dengue é um motivo a mais para que haja preocupação.

“Na nossa região não há confirmação do zika vírus, no entanto, no norte do Estado ele circula e se pessoas que viajam até lá forem contaminadas, em poucos dias o vírus também estará aqui”, alerta o chefe da Divisão de Vigilância em Saúde.

Em Foz do Iguaçu há cinco casos suspeitos e um em Toledo.