Cotidiano

Uerj vai adiar prova do vestibular devido à crise financeira

RIO – A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) informou na manhã desta quinta-feira que vai adiar o seu vestibular, devido à crise financeira enfrentada pela instituição. Com isso, a prova do segundo exame de qualificação marcado inicialmente para o dia 11 de setembro deve ser aplicada somente em outubro.

O anúncio foi feito pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, atendendo a um pedido feito pela Associação dos Docentes da Uerj (Asduerj), que comanda uma greve iniciada em março. O processo seletivo para ingresso de novos alunos em 2017 teve início em 12 de junho, quando foi realizado o primeiro exame de qualificação da universidade. Cerca de 80 mil estudantes disputam as 5.700 vagas disponíveis.

O reitor da Uerj, Ruy Garcia Marques, afirma que, após o repasse de R$ 79,1 milhões em junho para o custeio da Uerj, que segundo ele, tiveram que ser utilizados para o pagamentos de bolsas e contratos relativos a 2015 e ao início de 2016, o governo não repassou mais nenhuma verba para a instituição. De acordo com Ruy, seria necessário o aporte emergencial de R$ 20 milhões para o pagamento de dívidas com empresas terceirizadas.

— Estamos sem funcionários de limpeza. Já realizamos uma licitação, mas nenhuma terceirizada se interessou. Faremos uma nova no próximo dia 15 — disse o reitor. — A empresa anterior rescindiu o contrato em junho e demitiu os trabalhadores. Ela estava sem receber desde agosto de 2015 e pagou o salário dos seus empregados até janeiro.

Segundo Ruy, ainda que a greve, que já dura quatro meses, acabe amanhã, “a universidade não tem como retomar suas atividades”.

— Não há verba para manutenção e custeio. Temos tentado negociar com a secretaria estadual da Fazenda, com o governador Luiz Fernando Pezão, com o governador em exercício Francisco Dornelles, não tivemos nenhum aceno positivo.

A secretaria estadual da Fazenda afirma que não há previsão de novos repasses para a Uerj.