Cotidiano

Uber interrompe programa de carros autônomos na Califórnia

201609140704436727_AP.jpg

SÃO FRANCISCO – A Uber retirou os carros autônomos das ruas de São Francisco, interrompendo o programa uma semana depois de tê-lo lançado devido à pressão regulatória. O Departamento de Veículos Motores da Califórnia informou na quarta-feira ter revogado a licença de 16 carros autônomos da Uber por não terem sido propriamente liberados.

uber_2212

O órgão também emitiu uma carta para a empresa convidando-a a pedir registro para teste de veículos autônomos, afirmando que possui uma equipe dedicada a agilizar o processo. A Uber informou que deixou de usar os carros no estado.

Na última semana, a autoridade exigiu que a Uber suspendesse o programa e cumprisse as regras que exigem uma permissão para testar carros autônomos em vias públicas. A Uber afirmou não ser obrigada a obter aval porque seus veículos exigem monitoramento contínuo de uma pessoa no carro.

São Francisco deveria a segunda cidade a testar o uso de automóveis autônomos no serviço de transporte da Uber, lançado em setembro em Pittsburgh.

“Estamos avaliando onde podemos reimplantar esses carros, mas continuamos 100% comprometidos com a Califórnia e redobraremos nossos esforços para desenvolver regras estaduais viáveis”, disse a porta-voz da Uber.

O código veicular da Califórnia define um veículo autônomo como uma ?tecnologia que tem a capacidade de conduzir um veículo sem controle físico ativo ou monitoramento de um operador humano?. O DMV da Califórnia exige que as provedoras de veículos autônomos se registrem no estado, algo que o Google, da Alphabet, a Mercedes-Benz, a Nissan, a Cruise, da General Motors, e a Baidu já fizeram.

As empresas são obrigadas a apresentar relatórios quando os motoristas intercedem ou quando seus carros batem. A Tesla não apresenta nenhum relatório e também acredita que não se enquadra nas exigências válidas para os veículos autônomos.

A empresa poderá encontrar autoridades mais amigáveis fora de seu estado de origem. O governador do Arizona, Doug Ducey, escreveu no Twitter: ?a Califórnia pode não querer vocês, mas o Arizona quer!?