Cotidiano

Turquia amplia ofensiva contra jihadistas na Síria

Turquia ANCARA – A Turquia enviou neste sábado cerca de 20 tanques ao norte da Síria, para lutar contra os extremistas do Estado Islâmico (EI), abrindo um novo front após sua intervenção no mês passado contra o grupo, informaram meios de comunicação estatais turcos.

Os veículos de combate cruzaram a fronteira a partir da cidade turca de Kilis e entraram no povoado sírio de Al Rai para apoiar militarmente os combatentes rebeldes sírios, depois de expulsar os extremistas de outras cidades do norte da Síria em sua operação “Escudo de Eufrates”, lançada em 24 de agosto, informou a agência estatal turca Anatolia.

Ao menos 20 tanques, cinco blindados de transporte de tropas, caminhões e outros veículos blindados cruzaram a fronteira, disse a agência privada Dogan.

Durante esta nova operação terrestre foram disparados morteiros contra vários alvos do EI, segundo a Dogan.

Ahmed Othman, um comandante do grupo rebelde pró-turco Sultan Murad, disse à AFP que seu grupo estava atualmente “posicionado em dois fronts em Al Rai, ao sul e a leste do povoado, para poder avançar às localidades que foram liberadas do EI, a oeste de Jarablos”.

Em 24 de agosto, os rebeldes sírios leais a Ancara tomaram Jarablos do EI, aproveitando uma ofensiva relâmpago lançada pela Turquia no âmbito da operação “Escudo de Eufrates” contra o grupo extremista e as milícias curdas.

REBELDES TOMAM VILAREJO

Rebeldes sírios com apoio turco tomaram pelo menos um vilarejo do Estado Islâmico neste sábado, perto da fronteira da Turquia com a Síria, em novos avanços contra o grupo jihadista, informaram os insurgentes e os monitores.

O Hamza Brigade, um grupo que luta sob a bandeira do Exército Sírio Livre, informou que tinha tomado o controle de Ezza árabe, uma aldeia perto de onde aviões de guerra turcos realizaram ataques aéreos na sexta-feira.

O grupo de monitoramento Observatório Sírio dos Direitos Humanos confirmou que os rebeldes tinham tomado Ezza árabe e disseram que eles tomaram pelo menos um outro vilarejo vizinho.