Cotidiano

Trump usa celular pessoal e contraria recomendações do Serviço Secreto

USA-POLICE_TRUMP

WASHINGTON ? O presidente americano, Donald Trump, continua utilizando seu celular antigo, de sistema operacional Android, embora tenha recebido do Serviço Secreto um aparelho com criptografia, o que o protegeria de hackers. A escolha preocupa do presidente, uma vez que a segurança dos celulares Android é considerada mais frágil. Uma eventual invasão poderia dar acesso a arquivos confidenciais da Casa Branca e até mesmo à câmera e microfone do smartphone. trumpmexico

Segundo informações divulgadas pelo jornal ?The New York Times?, Trump tem utilizado seu celular particular enquanto assiste à televisão na residência presidencial, a despeito de ?protestos de alguns de seus ajudantes?. Acredita-se que o modelo do telefone do magnata seja um da empresa sul-coreana Samsung, da série Galaxy, apesar do discurso nacionalista e da defesa do presidente pelo uso de produtos americanos.

Segundo o Departamento de Defesa dos EUA, o republicano tem a opção de proteger o aparelho com a tecnologia Knox, da própria Samsung, que é liberada para uso ?delicado mas não confidenciais?. O principal perigo é o caso de Trump se conectar a uma rede de wifi não segura, o que o exporia aos potenciais hackers.

A escolha de Trump de usar seu aparelho privado durante seu governo é curiosa, dada as críticas ferrenhas que o chefe de Estado fez à sua oponente, Hilary Clinton, por ter utilizado seu email pessoal enquanto era secretária de Estado.

Em 2009, Barack Obama argumentou com o Serviço Secreto para manter seu celular de modelo Black Berry. Ainda que tenha conseguido, foi com uma versão do aparelho entregue pelo próprio órgão de segurança, e que desativava a maioria de suas funções.