Cotidiano

Trump tapa janelas para que não seja visto jogando golfe

janela.jpg

FLÓRIDA ? O presidente dos EUA, Donald Trump, se encontrou com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, para uma partida de golfe neste sábado, mas aparentemente o governante da maior potência do mundo não queria que a imprensa acompanhasse os seus dotes esportivos. Os jornalistas que acompanhavam o encontro entre os dois líderes foram colocados numa suíte, com as janelas cobertas com um plástico preto.

LINKS TRUMP

?Nós jornalistas fomos colocados em uma suíte no porão do clube de golfe de Júpiter. Plástico preto sobre a janela para dar a Trump privacidade enquanto joga golfe?, escreveu a jornalista da Bloomberg Jennifer Jacobs, que acompanhava o encontro presidencial.

Segundo Jennifer, não foi explicado se o pedido para a colocação do plástico partiu da parte americana ou dos japoneses.

O presidente americano é sempre acompanhado por uma comitiva de jornalistas, mesmo quando viaja durante fins de semana ou no período de férias. Neste caso, tratava-se de uma agenda diplomática. Abe é o segundo chefe de governo a visitar Trump após sua posse, depois da britânica Theresa May.

O gosto de presidentes americanos pelo golfe é conhecida. Barack Obama era um grande aficionado, e praticava o esporte durante as férias e também em algumas sextas-feiras. Segundo registro oficial da Casa Branca, nos seus oito anos de mandato jogou 360 partidas, informa o ?El País?.

O republicano George W. Bush também gostava do esporte, mas deixou de praticá-lo enquanto ocupava a presidência em 2003, como sinal de respeito aos soldados que lutavam em guerras no Iraque e no Afeganistão. Segundo a Casa Branca, ele jogou golfe em 24 oportunidades.

Em 1908, o então presidente Teddy Roosevelt aconselhou a seus sucessores que não deixassem serem fotografados praticando este esporte: ?Fotos minhas a cavalo? Sim. Jogando tênis? Não. E jogando golfe seria mortal?.