Cotidiano

Trump sinaliza tarifa alfandegária sobre empresas que deixarem os EUA

NOVA YORK – O presidente eleito dos Estados Unidos Donald Trump, que tomará posse no próximo dia 20, anunciou uma ‘alta tarifa alfandegária’ sobre as empresas americanas que optarem por se instalar no exterior em sua primeira coletiva de imprensa desde que venceu a eleição.

? Se você quer mudar sua fábrica e, por exemplo, construí-la no México e fabricar seus ar condicionados ou carros ou o que seja, e acha que venderá através de uma fronteira muito, muito forte, não por uma fronteira frágil como agora ? na verdade não temos uma fronteira, mas uma peneira ? estão enganados. Vocês vão pagar uma alta tarifa alfandegária ? alertou o presidente eleito dos Estados Unidos.

Trump já alertou repetidamente aos principais fabricantes de automóveis que poderiam pagar impostos altos sobre os veículos fabricados no México, destinados ao mercado americano. Ele acusou montadoras como Toyota e GM de deslocar empregos, visto que as companhias desmontraram interesse em construir fábricas no México. Por outro lado, o magnata comemorou a decisão das empresas Ford e Fiat Chrysler de investir nos Estados Unidos.

Com o comentário da coletiva, a moeda mexicana passou a cair 0,9% frente à sessão de terça-feira, cotado a 22,20 pesos por dólar. Ontem, a divisa alcançou um mínimo histórico, a 22,04. De acordo com o banco privado Citibanamex, na categoria interbancária, o peso também perdia terreno, ficando em 21,83 unidades por dólar, frente aos 21,70 registrados no pregão anterior.

Outro trecho do discurso de Trump também contribiu para a queda do peso. O empresário reiterou sua intenção em construir um muro na fronteira com o México para frear a imigração ilegal e anunciou que o país vizinho pagará pela obra de qualquer maneira, possivelmente através de impostos.

? Não é uma cerca. É um muro ? precisou Trump. ? Não quero esperar um ano ou um ano e meio. (…) O México pagará por ele (…) seja através de um imposto ou pagamento, é menos provável que seja um pagamento.

Entre as principais moedas, o peso mexicano foi o que teve pior desempenho em 2016, quando enfraqueceu 20% em relação ao dólar, registrando seu pior ano desde 2008, abalado principalmente pelo triunfo do republicano no pleito americano. Segundo a Reuters, a divisa já caiu mais de 5% apenas este ano.

REPUBLICANO ATACA CONTRA SETOR FARMACÊUTICO

Trump atacou a indústria farmacêutica americana, acusando o setor de ser um ?desastre? por vender nos Estados Unidos medicamentos fabricados no exterior e sair ?ileso? por isso.

? Nossa indústria farmacêutica tem sido um desastre. Vai de um lado ao outro. Temos que fazer voltar nossa indústria famacêutica ? disse o futuro presidente americano. ? Proporciona medicamentos, mas não são produzidos aqui em grande parte ? acrescentou, dizendo que a indústria tem ?uma grande quantidade de grupos de lobby e poder.

Ele garantiu nesta quarta-feira que vai impor novas condições de procedimentos de licitação para a indústria farmacêutica.

? Somos os maiores compradores de medicamentos do mundo e não temos bons procedimentos de licitação ? sustentou Trump, dizendo que a estratégia permitirá angariar ?milhares de milhões de dólares?.