Cotidiano

Trump proíbe uso de banheiros de acordo com identidade de gênero

WASHIGNTON ? O governo Trump revogou, nesta quarta-feira, proteções federais criadas por Barack Obama que asseguravam a estudantes transexuais o direito de utilizarem os banheiros de escolas públicas que correspondessem às suas identidade de gênero. A nova administração dos EUA toma, assim, uma posição polêmica sobre uma questão que se tornou a principal batalha acerca de direitos LGBT no pais nos últimos tempos.

Obama havia instrído as escolas públicas, em maio de 2016, a permitirem que os alunos transexuais usassem os banheiros de acordo com a identidade de gênero declarada por eles, ameaçando suspender o financiamento federal desses colégios se eles forçassem um transgênero a usar o banheiro contra a sua vontade.

A nova orientação, que passa a proibir tal prática, ainda será enviada às escolas de todo o país. O porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, afirmou que o governo se sentiu obrigado a agira agora por causa de um caso que tramita na Justiça america atualmente, de um menino transgênero chamado Gavin Grimm contra o Conselho Escolar do Condado de Gloucester.