Cotidiano

Trump intensifica ataque contra juiz por bloqueio a decreto migratório

TrumpWASHINGTON ? O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, redobrou neste domingo as crítica ao juiz federal que bloqueou seu decreto migratório e acusou os tribunais de dificultarem o trabalho de segurança nas fronteiras do país.

Em uma série de tuítes intensificando seu ataque ao Judiciário, Trump disse que os americanos devem culpar o juiz federal James Robart e os tribunais caso algo aconteça.

Trump não entrou em detalhes sobre quais ameaças o país pode enfrentar. Ele acrescentou que havia dito ao Departamento de Segurança Interna que ?controle as pessoas que entram no nosso país cuidadosamente. As cortes tornam a tarefa muito difícil!?.

No sábado, o presidente republicano chamou Robart de ?juiz auto-nomeado?, um dia depois de o magistrado suspender a ordem executiva assinada por Trump que proibia refugiados e cidadãos de sete países de maioria muçulmana de entrarem no país.

Mais tarde, no sábado, um tribunal federal de apelações negou o pedido do governo de restaurar a proibição de viagens.

O polêmico migratório provocou protestos e condenações no mundo todo, além de caos nos aeroportos. Muitos passageiros dos sete países afetados tiveram sua entrada rejeitada nos Estados Unidos.