Cotidiano

Trump escolhe executivo do Goldman Sachs para posto-chave na economia

WASHINGTON ? O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira que nomeará o presidente e diretor de operações do banco Goldman Sachs, Gary Cohn, para dirigir o Conselho Econômico Nacional da Casa Branca. O grupo coordena a política econômica entre agências norte-americanas. A escolha contraria a promessa de Trump de “drenar o pântano” de Washington de lobistas do setor financeiro e representantes de grandes corporações.

“Como meu principal conselheiro econômico, Gary Cohn vai colocar os seus talentos como um homem de negócios bem-sucedido para trabalhar para o povo americano”, disse Trump em comunicado.

Famoso por ter apostado no mercado de títulos hipotecários, Gary Cohn acumulou mais de US$ 60 milhões em só três anos. A indicação já havia sido apontada pela imprensa americana, mas não confirmada oficialmente.

Trump criticou duramente os bancos de Wall Street na campanha, dizendo que eles tiravam oportunidades e recursos dos trabalhadores. Mas, na transição, já incorporou na equipe outros dois ex-funcionários do banco, Stephen Bannon e Steven Mnuchin.

Numa investigação sobre a atuação de Wall Street na recessão que teve auge em 2008 e 2009, Cohn afirmou que seu enriquecimento pessoal na aposta com o mercado hipotecário (estopim da crise) não foi ilícito. Ele citou que o Goldman Sachs perdeu US$ 1,2 bilhão no período com os títulos ? acabou sendo ajudado com um pacote do governo de Barack Obama para se reerguer.

Cohn já doou para candidatos democratas e republicanos.