Cotidiano

Trump escolhe ex-governador da Geórgia para Agricultura

Trump PerdueWASHINGTON ? O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, irá nomear nesta quinta-feira o ex-governador da Geórgia Sonny Perdue como secretário da Agricultura, informaram dois altos executivos da equipe de transição.

Perdue, de 70 anos, fez parte do comitê de assessoria de Trump para o setor de agricultura durante campanha presidencial. A nomeação, que precisa ser confirmada pelo Senado, irá completar o gabinete proposto por Trump pouco antes de o republicano tomar posse, na sexta-feira.

Ao nomear um ex-governador de um Estado do Sul, Trump se afastou de candidatos de Estados do Cinturão Agrícola do Meio-Oeste dos EUA, responsável pela maior parte das colheitas do país, como milho, soja e trigo. A Geórgia é grande produtora de cultivos como algodão e amendoins.

Durante seu período como governador da Geórgia, Perdue teve que lidar com uma forte seca em 2007, durante a qual ele tomou medidas para corte de gastos de água e em um momento liderou uma cerimônia religiosa para rezar por chuva.

Eleito em 2003 como governador da Geórgia, ele fez uma campanha pesada para Trump nos últimos meses da corrida presidencial, embora inicialmente tivesse apoiado um rival, o ex-governador Mike Huckabee, do Arkansas.

Nas últimas semanas, alguns dos indicados por Trump participam de audiências de conformação no Senado. Enquanto os republicanos insistem em votações rápidas, os democratas reclamam de não ter tempo suficiente para avaliar os indicados.