Cotidiano

Trump empossa Mattis na Defesa e Kelly na Segurança Interna

C2p4MjkXEAE80bI.jpgWASHINGTON – O Senado dos Estados Unidos confirmou James Mattis como secretário da Defesa, nesta sexta-feira (20), na primeira ratificação de um membro do gabinete do novo governo de Donald Trump. O ex-chefe dos Marines, de 66 anos, é uma das personalidades menos polêmicas entre os indicados pelo presidente republicano. Pouco depois, o Senado aprovou o nome do general John Kelly como secretário de Segurança Interna. Trump noite

Em seu primeiro comunicado à imprensa como presidente, Trump expressou satisfação pelas confirmações dos generais Mattis e Kelly, que definiu como “líderes incrivelmente qualificados”.

“Estou orgulhoso de ter estes dois heróis em minha administração”.

Trump também exortou o Senado a “cumprir com suas obrigações constitucionais e confirmar rapidamente o restante dos altamente qualificados nomeados para o gabinete”.

No caso de Mattis, a confirmação exigiu medidas especiais. O primeiro documento firmado por Trump nesta sexta-feira foi um decreto exonerando Mattis da obrigatoriedade de permanecer sete anos na reserva antes de assumir a Defesa.

A legislação americana determina que um militar deve passar ao menos sete anos na reserva para poder assumir a função de Secretário da Defesa, e Mattis abandonou a ativa há apenas quatro anos. Como novo secretário da Defesa, Mattis chefiará o gigantesco aparato militar americano, que inclui dois milhões de pessoas, sendo 1,3 milhão de militares, e um orçamento anual de 600 bilhões de dólares.

Minutos após a posse de Trump, o site da Casa Branca publicou um breve documento no qual a administração descreve sua visão política da Defesa.

“Cada ação que tomarmos será projetada para garantir que nossas Forças Armadas estejam prontas para lutar hoje e no futuro. Reconhecendo que nenhuma nação é segura sem amigos, trabalharemos com o Departamento de Estado para fortalecer nossas alianças. Além disso, estamos dedicados a fazer valer cada dólar dos contribuintes gasto em Defesa, ganhando assim a confiança do Congresso e do povo americano”, afirmou Mattis no comunicado de posse.

Segundo o documento, o novo governo se propõe a “reconstruir as Forças Armadas”, já que Washington “não permitirá que outras nações superem nossa capacidade militar”.

No departamento de Segurança Interna, o general Kelly será o responsável pela administração da segurança da fronteira e o destino dos imigrantes ilegais.