Cotidiano

Trump consolida 20 anos de preferência republicana no Arizona

201606021553229843.jpgPHOENIX ? Donald Trump já tinha até encontrado Barack Obama na Casa Branca para o primeiro encontro da transição de poder quando foi decretada sua vitória no Arizona, dois dias depois da votação. Ele nem precisava dos 11 delegados que somou no Colégio Eleitoral ? mas o resultado marca a prevalência republicana no estado há duas décadas. O último democrata a convencer o eleitorado local foi justamente o marido da rival, Bill Clinton, em 1996.

O Arizona era um dos três resultados pendentes da eleição, ao lado de Michigan e New Hampshire, que continuam em apuração. As urnas de Phoenix registram 49,7% para o republicano ante 45,3% para a democrata Hillary Clinton. O empresário já guardava uma boa margem sobre a adversária no dia da votação, mas só na quinta-feira o lote de votos contados fez dele o claro vencedor.

Fora os diversos eventos de campanha que Trump realizou no estado, a vitória no Arizona se deve ao apoio do xerife de Maricopa, Joe Arpaio e do ex-governador Jan Brewer. Ao lado dele ainda estava o atual governador Doug Ducey, que o introduziu nos comícios. A agência Associated Press apurou que o republicano capitalizou votos ao explorar a impopularidade de Hillary e a frustração dos eleitores locais com a imigração ilegal.

Apesar do revés, Hillary cativou mais eleitores no Arizona que Barack Obama, que perdeu por margem de nove pontos percentuais nas duas campanhas à Presidência. A ex-senadora perdia por quatro pontos.