Cotidiano

Trump apela a eleitores negros: 'O que vocês têm a perder?'

201608191927392407_AFP.jpg DIMONDALE, EUA ? Em busca de um novo discurso para a sua campanha presidencial, o republicano Donald Trump resolveu fazer um apelo direto ao eleitores negros. Durante um comício em Michigan, o candidato prometeu trabalhar questões que beneficiem as comunidades negras e não foram resolvidas pelos democratas ? citando, sobretudo, a pobreza e a baixa qualidade das escolas. E, em meio à alta tensão racial que predomina no país, ainda fez uma pergunta que repercute pela imprensa neste sábado: “O que vocês têm a perder?”.

O magnata ainda previu que, se for eleito, conquistará o apoio de 95% dos eleitores negros nos EUA para um segundo mandato em 2020. O percentual supera a aprovação desta porção do eleitorado ao atual presidente, Barack Obama. O mandatário é o presidente mais popular entre os negros da História dos EUA.

? Vocês vivem na pobreza, não têm empregos, suas escolas não são boas. Se vocês continuarem a votar nas mesmas pessoas, vão continuar a ter exatamente o mesmo resultado ? afirmou Trump.

Ele aproveitou ainda para lançar um novo ataque contra a sua rival democrata, Hillary Clinton, afirmando que a ex-secretária de Estado “preferiria oferecer um emprego a um refugiado” do que a jovens negros ? que, em suas palavras, viraram “refugiados em seus próprios países”. A candidata respondeu aos comentários, afirmando que as declarações são impressionam pela sua ignorância.

A pesquisas mostram, no entanto, que apenas 2% dos eleitores negros afirmam que votarão no empresário nova-iorquino. Em diversas ocasiões, manifestantes de movimentos negros foram alvo de agressões por apoiadores de Trump. O “New York Times” relata que, não raro, pessoas presentes nas platéias dos comícios do republicano usam linguagens racistas.

Grupos supremacistas brancos, por sua vez, vêm demonstrando forte apoio à sua candidatura pelo Partido Republicano. Trump foi alvo de fortes críticas por ter demorado dias a rejeitar o respaldo de um ex-líder da Ku Klux Klan, que havia declarado apoio ao magnata.

Segundo analistas, Trump tem recorrido a diversas estratégias na tentativa de conquistar outras porções do eleitorado. Ele tenta superar a liderança de Hillary que tem dominado nas pesquisas de intenção de voto.