Saúde

TRT manda Coopavel suspender atividades em unidades de aves e suínos

Além da suspensão das atividades e a testagem RT-PCR de todos os empregados, inclusive terceirizados, a Coopavel também deverá manter os empregados afastados por mais sete dias até que seja feita retestagem sorológica, garantindo-se, assim, a confiabilidade dos resultados

TRT manda Coopavel suspender atividades em unidades de aves e suínos

Cascavel – O TRT (Tribunal Regional do Trabalho) no Paraná determinou nessa sexta-feira (24) que a Coopavel (Cooperativa Agroindustrial de Cascavel) suspenda as atividades nas unidades Friaves e Frisuínos, a partir de 1º de agosto, e realize triagem médica e testagem de todos os empregados, para verificar casos de trabalhadores contaminados pelo novo coronavírus.

A decisão do desembargador do Trabalho Aramis de Souza Silveira, em caráter liminar, é decorrente de mandado de segurança impetrado no bojo da ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Trabalho em Cascavel no início de junho.

Além da suspensão das atividades e a testagem RT-PCR de todos os empregados, inclusive terceirizados, a Coopavel também deverá manter os empregados afastados por mais sete dias até que seja feita retestagem sorológica, garantindo-se, assim, a confiabilidade dos resultados.

A cooperativa deve ainda, imediatamente, adotar procedimentos de vigilância e busca ativa diária, dentre empregados e terceirizados, com sintomas compatíveis com a síndrome gripal e os seus contactantes nos ambientes de trabalho e familiar.

A decisão ainda prevê que os trabalhadores devem ser orientados a seguir as medidas de isolamento e que o retorno ao trabalho apenas ocorra após o cumprimento do período de afastamento próprio do período de incubação viral e desde que assintomáticos.

A Coopavel ainda deverá adotar o uso de máscaras para todos os empregados com certificação técnica de qualidade, de acordo com as normas da ABNT, além de máscaras PFF2 e cirúrgica para determinadas atividades mais sensíveis.