Cotidiano

Troca de farpas em debate entre candidatos a prefeito do Rio movimenta as redes

eleiçoes.jpg

RIO – Educação, transporte e uma série de troca de farpas entre os candidatos à Prefeitura do Rio foram os temas que mais movimentaram as redes sociais após o segundo debate na TV, realizado pela RedeTV! na noite da última sexta-feira. Os dados são da agência Vértice, startup criada dentro da Universidade Federal Fluminense (UFF), que coletou informações no Twitter desde pouco antes do começo do debate até o início da madrugada de sábado. Debate 1009

Segundo os números divulgados pela empresa, o primeiro ponto a agitar a rede social durante o programa foi quando temas relacionados à educação e à valorização dos professores da rede municipal foram levantados entre os candidatos, ainda no primeiro bloco. Outro ponto que gerou bastante movimentação entre os usuários do Twitter foi a declaração do candidato do PMDB, Pedro Paulo, de que é contra o Uber, serviço de transporte alternativo cuja regularização tem sido discutida em diversas cidades do mundo.

Já no começo da madrugada de sábado, o clima do debate esquentou com o último bloco, quando candidatos voltaram a fazer perguntas entre si. As discussões entre Marcelo Freixo (PSOL) e Flávio Bolsonaro (PSC), e entre Jandira Feghali (PCdoB) e Pedro Paulo levaram a hashtag oficial do evento ao seu maior ponto de compartilhamento durante o período analisado. Enquanto Bolsonaro ironizou que um eventual governo do PSOL criaria o “Bolsa Larica”, Freixo devolveu:

? Você não tem um problema, você herda ? disse, em clara referência à participação política da família do candidato do PSC, filho do deputado federal Jair Bolsonaro.

Um dos momentos mais marcantes nas redes foi quando, durante seu tempo de resposta, o candidato Indio da Costa comentou que “quem bate em mulher não poderia gerir cidade”, uma referência não explícita aos episódios envolvendo Pedro Paulo. Apesar de não ter tido seu nome citado, o candidato peemedebista logo pediu direito de resposta, que foi indeferido pela produção do programa.

debate1.jpg

Em número de menções, Freixo teve maior destaque: foram 369. Em segundo lugar, ficou Jandira, com 164, praticamente empatada com Bolsonaro (163). Apesar de altos, os números não determinam se as menções são de postagens com repercussão positiva ou negativa sobre do candidato em questão.