Cotidiano

Três vezes mais

As chuvas registradas pelo Instituto Meteorológico Simepar desde o início de outubro registra um volume bem acima do esperado. Normalmente, este é o mês em que a média de chuva chega a 230 milímetros, no entanto, conforme a meteorologista Beatriz Porto da Silva, nos últimos 30 dias choveu três vezes mais que a estimativa inicial, somando 718 milímetros.

Somente até a tarde de segunda-feira (30) foram registrados 158,4 milímetros e no domingo (29), 79,6 milímetros. “Já tínhamos a previsão de que outubro seria bem chuvoso, diferente dos próximos meses. Na região de Cascavel, o acumulado foi bem superior à média. Isso tudo ocorreu por conta de vários efeitos meteorológicos que favoreceram esse grande volume de pluviométrico”, relata Beatriz.

Segundo a última atualização do boletim da Defesa Civil do Paraná, às 17h30 de ontem, em Cascavel 166 pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas e rajadas de vento e 15 casas danificadas. Nas ocorrências, a Defesa Civil de Cascavel distribuiu 1,5 mil metros quadrados de lona. Além disso, uma pessoa morreu afogada. A morte de Milena Roso Sintz, de 15 anos, foi registrada na tarde de domingo (29), em um riacho próximo a Praça dos Mosaicos, em Cascavel. Milena caiu no córrego e foi levada pela enxurrada.

Estragos

A Secretaria de Ação Comunitária de Cascavel informou que a Unidade Básica de Saúde do Bairro Cascavel Velho registrou prejuízos devido à chuva em excesso. No local, funcionários disseram que ao chegar na manhã de ontem para começar o expediente, toda a unidade estava alagada. Isso porque uma calha entupiu e a água entrou sobre o forro de um banheiro. Os atendimentos continuaram mesmo nesta situação.

Estragos também foram registrados na área rural do município. No distrito de Espigão Azul a chuva foi tão intensa que levou toda a estrutura de uma propriedade que abrigava gado de corte e leite. Os animais ficaram soltos até que os danos fossem consertados. Várias casas ficaram sem energia, e conforme os moradores, a Copel só terminaria de restabelecer o sistema hoje.

Sem luz e água

Na segunda pela manhã havia 1,8 mil unidades consumidores sem energia em Cascavel. No meio da tarde estes números caíram para 300. AS equipes de emergência da Copel continuam mobilizadas para restabelecer os serviços no menor tempo possível, porém, com dificuldades de acesso nas áreas rurais, onde o excesso de chuvas deixou as estradas em condições precárias, com muita lama e erosão.

Segundo a Sanepar, diversos sistemas tiveram ou ainda estão tendo problemas no abastecimento por conta das chuvas. A grande maioria está relacionada com a falta de energia nas unidades de captação, tratamento e distribuição de água. Por falta de energia foram afetados os sistemas de abastecimento dos distritos de Rio do Salto, Juvinópolis e São João do Oeste.

Previsão

De acordo com o Simepar, hoje, amanhã e quinta-feira (2) não deve chover. Já na sexta-feira (3), a chuva retorna com trovoadas e ventos de até 50 km/h em Cascavel. A temperatura deve ficar entre 17°C 24°C.

Molhou a prefeitura

As salas do terceiro andar a Prefeitura de Cascavel, incluindo o gabinete do prefeito Leonaldo Paranhos, foram alagadas. Os locais mais atingidos foram a Secretaria de Assuntos Jurídicos, Territórios, Secretaria de Comunicação e Cerimonial, estragando computadores, telefones e impressoras. Uma vistoria realizada na cobertura do prédio apontou a causa do problema: o telhado está em péssimo estado de conservação e quase toda a estrutura ficou comprometida.