Cotidiano

Três suspeitos são indiciados de planejar atentado na França

Dois homens e uma adolescente, suspeitos de planejar um atentado na França, foram indiciados na noite desta terça-feira. Thomas Sauret, de 20, a namorada Sarah, de 16 – ambos convertidos ao Islã – e Malik Hammami, de 33, foram indiciados por associação de malfeitores em relação com uma empresa terrorista criminosa.

O trio foi identificado há semanas pelo ativismo nas redes sociais e aplicativo de troca de mensagens instantâneas Telegram, um dos mais usados pelos extremistas. Thomas e Sarah ainda foram indiciados por fabricação e posse de explosivos em grupo organizado.

A detenção dos três suspeitos aconteceu na sexta-feira, no sul da França. Um quarto homem de 26 anos também foi detido, mas foi liberado logo em seguida.

Em 9 de fevereiro, a investigação se acelerou quando Sauret e a namorada foram vistos adquirindo acetona e água oxigenada, dois componentes do TATP, um poderoso explosivo artesanal usado em outros atentados.

Na véspera, a adolescente havia divulgado um vídeo nas redes sociais, no qual juravam lealdade ao grupo Estado Islâmico (EI).

Em um apartamento perto de Montpellier, onde Thomas Sauret foi detido, a Polícia encontrou 71 gramas de TATP, acetona, água oxigenada, seringas e luvas.

? Efetivamente, estavam preparando um ato terrorista (de forma) iminente ? declarou o ministro francês do Interior, Bruno Le Roux.

Os investigadores suspeitam de que Sauret tivesse a intenção de cometer uma ação suicida na França, enquanto sua companheira deveria viajar para o Iraque, ou para a Síria, pouco antes do atentado. Ambos se conheceram nas redes.