Cotidiano

?Treinamento? de meninas em ninho de cobras gera revolta na Malásia

cobras.jpg

KUALA LUMPUR – O governo da Malásia suspendeu, neste quarta-feira, um programa que busca estimular o espírito de equipe entre crianças depois que um vídeo que mostra meninas aterrorizadas em meio a um poço de lama com cobras viralizou no país. O treinamento, feito no estado de Perak, era parte de um acampamento motivacional para crianças entre 10 e 12 anos conduzido por uma escola e pelo departamento de defesa civil da Malásia.

O vídeo de 3 minutos, que gerou revolta nas mídias sociais, mostra as estudantes gritando e chorando depois que foi pedido que elas cruzassem um poço de água e lama, no qual lhes foi dito que havia duas cobras pítons. Conforme elas atravessam o poço, é possível ver mais cobras sendo jogadas, além de jatos d?água disparados por instrutores.

O diretor do departamento de defesa civil de Perak, o coronel Mohd Noor Hassan Ashaari Sulaiman, disse à agência de notícias estatal Bernama que os instrutores estruturam o exercício a partir de vídeos de treinamentos do YouTube. Ele disse ainda que o uso de cobras não foi ratificado pelo departamento e que os répteis não eram venenosos.

? O incidente não pode ser tratado de forma leve ? afirmou à agência.

O departamento suspendeu, desde então, quatro treinadores e seis assistentes, agora à espera de mais investigações.