Cotidiano

TRE-RJ faz operação em centro de dependentes químicos de candidato do PRB

IMG_4980.JPGRIO ? Fiscais do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) apreenderam no sábado santinhos do candidato a vereador pelo PRB Douglas Manassés em um instituto de tratamento de dependentes químicos em Campo Grande que está no nome do próprio candidato. Douglas, segundo o TRE, é suspeito de usar o Instituto Manassés para fazer campanha eleitoral de forma indevida. Ele teria reunido ?internados? para participar de sua campanha como cabos eleitorais. O centro é ligado a pessoas da Igreja Universal do Reino de Deus, segundo o tribunal. Na operação, foram apreendidos santinhos com fotos de Douglas e do candidato a prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), e também a biografia do bispo Edir Macedo, líder da Universal.

? Há a suspeita de abuso de poder econômico, pois o candidato está usando uma instituição privada, um centro social, voltado para dependentes químicos, para fazer campanha de forma irregular ? diz Marcello Rubioli, juiz responsável pela fiscalização da propaganda eleitoral do TRE.

No instituto, havia um quadro com uma foto de Crivella ao lado de Douglas Manassés.

IMG_4982.JPGDouglas Manassés é de São Paulo, mas hoje mora no Rio e está à frente do centro de recuperação. Uma das formas de financiamento do instituto é a venda de canetas em ônibus no Rio de Janeiro. A recuperação do dependente, segundo site da instituição, tem duas fases. Na primeira, há laborterapia, cultos, reuniões, palestras e dinâmicas em grupo e individuais. Na segunda, o dependente divulga o trabalho do Instituto Manassés.

Douglas Manassés tem participado regularmente dos atos de campanha com Crivella. O GLOBO não conseguiu entrar em contato com Manassés. Já a campanha de Crivella, procurada ontem, ainda não se manifestou.

IMG_4983.JPG