Cotidiano

TRE-MG faz acordo com manifestantes de escolas ocupadas para eleição

BELO HORIZONTE – Um acordo entre o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Minas Gerais e o movimento estudantil – com a participação do governo estadual e do Ministério Público – vai permitir que oito escolas públicas ocupadas por alunos no estado, que também funcionam como seções eleitorais, sejam utilizados como locais de votação no próximo domingo. Sete delas estão em Belo Horizonte e uma em Juiz de Fora, onde também há também disputa de segundo turno.

Pelo acordo firmado, segundo o TRE, as ações de protesto dos estudantes nessas escolas serão limitadas e restrita a uma área da escola que não seja próxima ao trânsito dos eleitores. Manifestação em dia de votação é proibida por lei. O combinado vale para o sábado e domingo, dia da votação. Também ficou acertado que serão evitadas novas ocupações até domingo e as lideranças estudantis se comprometeram a orientar os ocupantes a não fazerem boca de urna, também vedado por lei.

As escolas estaduais ocupadas em BH e que são locais de votação são as seguintes: Milton Campos (Estadual Central), Santos Dumont, Ari da Franca, Professor Ricardo Souza Cruz, Maria Carolina Campos, Juscelino Kubitscheck, Geraldina Ana Gomes, além do Colégio de Aplicação João XXIII, em Juiz de Fora.

Do acordo participaram a direção da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, o TRE, o Gabinete de Segurança Institucional de Segurança das Eleições, e as Secretarias de Educação, de Governo e de Segurança Pública do estado.