Cotidiano

Travessia por balsa em lago volta em Mercedes

A travessia entre as duas comunidades ocorre de hora e em hora e é feita gratuitamente, sempre de segunda-feira a sábado

Mercedes – O acesso de moradores e comerciantes entre as localidades de Arroio Guaçu, em Mercedes, e Salamanca, em Guaíra, é feito por balsa em trecho do reservatório de Itaipu. Devido a problemas na embarcação, o deslocamento ficou temporariamente suspenso. Porém, a balsa já retornou ao trabalho. A travessia entre as duas comunidades ocorre de hora e em hora e é feita gratuitamente, sempre de segunda-feira a sábado.

A paralisação foi necessária para reparos na estrutura e garantia de mais segurança aos usuários. A administração pública de Mercedes investiu mais de R$ 20 mil nos reparos. O dinheiro foi aplicado em tratamento no casco, reforma, pintura e melhorias em luzes sinalizadoras. Doze novos coletes salva-vidas foram incorporados à embarcação. Os custos de manutenção e operação da balsa, incluindo funcionário e combustível são bancados pela Prefeitura de Mercedes.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Sebastião Koch, e o diretor da pasta, André Backes, estiveram no local para inspecionar e ver os resultados da reforma. O retorno da travessia começou somente depois de vistoria e autorização dada pela Marinha do Brasil, que tem uma unidade em atividade em Guaíra.