Cotidiano

Traiano recebe plano de metas de Richa

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), instalou nesta segunda-feira (6), a terceira sessão legislativa desta legislatura e recebeu das mãos do chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, o plano de metas do governador Beto Richa para 2017 e fez ainda um relato da situação do Estado.

Traiano destacou as medidas de transparência adotadas pela Assembleia que permitem que os cidadãos e a imprensa tenham total acesso aos gastos do legislativo e dos deputados. Lembrou que que há cinco anos as verbas dos deputados não são reajustadas e que a Assembleia Legislativa devolve ao governo, anualmente, centenas de milhões economizados da parcela do Orçamento do Estado a que tem direito constitucional. Somente em 2016 devolvemos um total de R$ 283 milhões, lembrou Traiano.

Valdir Rossoni fez um relato da conjuntura do estado, e das metas para 2017. Enfatizou realizações do governo Beto Richa e destacou a situação mais favorável vivida pelo Paraná em relação aos outros estados. Atribuiu essa diferença a dois fatores principais, o programa de industrialização, que atraiu mais de R$ 40 bilhões em investimentos e ao ajuste fiscal, aprovado pela Assembleia, que impediu que o Paraná mergulhasse na crise e no endividamento terminal que atinge a maioria dos estados brasileiros.

Ao final da sessão, Traiano anunciou a distribuição do novo regimento da Assembleia, confeccionado por uma equipe liderada pelo deputado Pedro Lupion (DEM). Um trabalho que vai adequar os procedimentos da Assembleia aos novos tempos. Uma cópia do novo Regimento foi entregue a todos os deputados.