Cotidiano

Toxoplasmose é a causa principal de cegueira irreversível em crianças

A toxoplasmose ocular é uma doença causada pelo parasita Toxoplasma gondii

Cascavel – “A toxoplasmose congênita, uma infecção que a mãe transmite à criança durante a gestação, por não ter ainda desenvolvido anticorpos contra a doença, vem a ser a principal causa de cegueira irreversível em nossa região”. 

A afirmação é da oftalmopediatra Carolina Andrade, que faz parte da equipe de 17 oftalmologistas do Hospital de Olhos de Cascavel. Segundo ela, o drama destas crianças, condenadas à dependência do braille e da bengala, poderia ser facilmente evitado.
A toxoplasmose ocular é uma doença causada por um parasita chamado Toxoplasma gondii, que se transmite de diferentes formas. Uma delas é através dos felinos, especialmente os gatos, que são os grandes disseminadores do parasita no ambiente. Infectados, eles eliminam os ovos desse protozoário pelas fezes, poluem o ambiente e contaminam quem por ali circula. Não é necessário entrar em contato direto com eles, basta dividir os mesmos espaços.  
Outra é através da ingestão de alimentos contaminados, como verduras, legumes, água, carne de porco mal cozida e outros. É de fundamental importância que a mulher grávida não vá a lugares frequentados por gatos e não coma carne crua, mal cozida ou mal passada, para evitar que adquira a infecção durante a gravidez.
Pré-natal pode evitar
Ainda de acordo com a oftalmopediatra Carolina Andrade, o ponto de partida do processo de prevenção contra a toxoplasmose congênita está na realização dos exames rotineiros de assistência pré-natal. 

“Se a mulher já foi infectada pelo parasita, ela desenvolveu anticorpos, que serão transmitidos ao feto. Neste caso, os exames vão mostrar que não há risco algum. Mas se os exames indicarem que a mulher ainda não foi infectada e, portanto, não desenvolveu anticorpos, é preciso tomar todos os cuidados, porque durante a gravidez, poderá transmitir o parasita para o feto”, diz Carolina Andrade.

Primeiros cuidados
Já ao nascer, a primeira providência deve ser o teste do olhinho, que é fundamental para perceber se a criança já nasceu com alguma má formação como a catarata congênita, o glaucoma congênito, a própria toxoplasmose que é uma doença comum na região Oeste.
Na sequencia, o ideal é que a criança faça um primeiro check-up ocular com o profissional oftalmopediatra aos seis meses. A consulta anual é importante porque a visão da criança só termina de desenvolver aos sete  anos de vida.