Cotidiano

Totens vandalizados aguardam por manutenção 

Quase um ano depois de a Prefeitura de Cascavel ter assumido a administração dos totens – que além de espaço publicitário também deveriam informar a hora e temperatura – sobram problemas nos equipamentos.

É difícil encontrar um que funcione. Na esquina das Ruas Paraná e Souza Naves, Centro, por exemplo, o totem está quebrado e não informa hora nem temperatura. Os fios elétricos estão soltos, a parte em que ficam os anúncios também está quebrada. Na esquina das Ruas Castro Alves e Paraná apenas a metade do letreiro eletrônico ainda funciona.

A própria prefeitura reconhece os problemas, mas não tem o número de quantos deles ainda funcionam.

Manutenção

Atualmente a Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico) é responsável pela manutenção dos totens, porém faz apenas consertos elétricos e não estruturais. Ainda de acordo com o Município, um levantamento da situação está sendo feito para que o conserto e as substituições necessárias sejam realizados por uma empresa especializada.

Chamamento público

São 30 totens espalhados pela cidade e o Município estuda a possibilidade de abrir um chamamento público para a exploração e a manutenção dos espaços, que deve ser feita com moldes semelhantes ao contrato antigo, em que a empresa tinha a responsabilidade de manutenção das estruturas, mas isso ainda não tem data para acontecer.