Cotidiano

Toledo fortalece a piscicultura

Num total de 27, os produtores contemplados receberam instruções sobre a realização dos trabalhos

Toledo – A administração pública de Toledo acaba de assinar contratos de concessão de horas/máquina para a expansão da piscicultura. A empresa Terraplenagem RB Ltda executará 1.340 horas/máquina à construção de novos tanques ao custo total de R$ 254.332. Cada produtor receberá o equivalente a até 60 horas/máquina. Num total de 27, os produtores contemplados receberam instruções sobre a realização dos trabalhos, que passam pelos aspectos técnicos de liberação ambiental.

A responsável interina pela Secretaria de Agricultura, Geni Serafin, pede aos produtores que eles sejam fiscais da execução dos trabalhos, uma vez que são beneficiários diretos e os maiores interessados no sentido de que os trabalhos apresentem o melhor rendimento. O Programa de Fomento a Piscicultura foi criado em 2013 e visa ao incentivo ao aumento da produção comercial de peixes. Com isso, Toledo registra recordes na produção, passando de 4,8 toneladas em 2013 para 5,9 toneladas em 2014 e para 7,2 toneladas em 2015, o que ainda atende a apenas cerca de 45% da demanda de Toledo.

O engenheiro de pesca Taciano Maranhão, do Instituto Ambiental do Paraná, comentou sobre casos pontuais de adequação de projetos às questões ambientais, orientando os produtores a que executem as obras em conformidade com a legislação, evitando problemas futuros. Maranhão, que solicitou apoio técnico da Prefeitura de Toledo para agilizar os procedimentos, elogiou a iniciativa como “um investimento que traz retorno no fortalecimento da atividade”.