Cotidiano

Toledo fecha cerco a estúdios clandestinos

A contaminação ocorre com o uso de agulhas e aparelhos mal esterilizados

Toledo – A Vigilância de Saúde de Toledo está preocupada com a atuação de estúdios clandestinos de tatuagem. Com a popularização dessa forma de expressão corporal, há tatuadores que exercem a atividade sem obedecer regras consideradas importantes para evitar contágios. A técnica, aplicada sem os cuidados exigidos, pode transmitir doenças, a exemplo da hepatite B. A contaminação ocorre com o uso de agulhas e aparelhos mal esterilizados. A orientação vem acompanhada de fiscalização e, em caso de irregularidades, aplicação de multas.

Se o equipamento utilizado para criar a tatuagem está contaminado com sangue infectado existe a possibilidade de contrair, além da hepatite, outras doenças como a hepatite C, tétano e HIV – o vírus causador da aids. Existe também o risco de ter infecções e alergias na pele que provocam vermelhidão, inchaço, dor e pus após uma tatuagem realizada em local sem controle sanitário.

Os estabelecimentos de tatuagem e colocação de ‘piercing’ devem estar devidamente registrados no Departamento de Receita, em Toledo, e atualmente apenas seis estúdios têm o alvará de funcionamento. De acordo com a enfermeira da Vigilância Sanitária Assione Vergani, são realizadas inspeções nos locais onde existem denúncias de irregularidades. “A fiscalização nesses estúdios clandestinos se dá pelas denúncias feitas por meio da Ouvidoria do município e nesses locais são encontradas condições insalubres e nocivas à saúde daqueles que são expostos a esses equipamentos”.

Assione destaca riscos. “É um problema sério de saúde pública. A hepatite é mais fácil de ser contraída que a aids e os sintomas e o tratamento são tão agressivos quanto. Vale o alerta e a preocupação do cliente”, disse Assione, orientando que antes de fazer uma tatuagem a pessoa deve averiguar se o estúdio possui essa licença e obedece a essas recomendações. A enfermeira também informou que a multa para quem for denunciado atuando irregularmente é de R$ 539 e interdição do estabelecimento. Em caso de dúvida sobre a regularidade de um estúdio é possível entrar em contato com a Vigilância em Saúde do município pelo telefone (45) 3252-2717 e 3252-9892.

Hepatite

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica de Toledo, em 2015 foram constatados 66 casos de Hepatite, desses, 48 do tipo B, 16 Hepatite C e apenas um caso de Hepatite A. Em 2016 já estão confirmados 49 casos, 41 do tipo B e oito casos de Hepatite C.

Anvisa

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária estabeleceu um guia de recomendações técnicas quanto a estúdios de tatuagem. Considerando todos os riscos envolvidos, a Anvisa aprovou uma Norma Técnica para o funcionamento dos espaços que realizam procedimentos de pigmentação artificial permanente na pele, que incluem ter uma alvará sanitário/licença sanitária, possuir local adequado e salubre e usar artigos descartáveis e esterilizados.