Cotidiano

Toledo alerta MEIs sobre necessidade de declaração

Toledo – Os MEIs (Microempreendedores individuais) de Toledo devem comparecer na Sala do Empreendedor, na prefeitura, a partir de 20 de janeiro, para a entrega da declaração do Simples Nacional ano-base 2016. Dos 5.474 cadastrados, 1.800 precisam regularizar o pagamento do alvará de funcionamento da empresa.

A agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor, Fernanda Moreira, informa que o processo da declaração pode ser feito gratuitamente na Sala do Empreendedor. Ela explica ainda que para realizar o procedimento é necessário trazer o faturamento do ano passado. “O ideal é que sejam relacionadas em uma tabela todas as receitas adquiridas com vendas e/ou prestação de serviços. Mesmo as empresas que não registraram faturamento devem fazer a declaração, caso contrário pode resultar em pendências no CNPJ, multa e perda de benefícios previdenciários”, alerta a agente.

Auditoria

O diretor do Departamento de Receita, Jaldir Anholeto, lembra sobre a importância de apresentar as informações corretas e declarar o que realmente foi comercializado. “Ao fazer a declaração, os MEIs devem declarar os valores reais praticados, tendo em vista que a auditoria tributária fiscaliza as divergências encontradas”, diz.