Cotidiano

Tiroteio em estação de bonde deixa 2 mortos e 6 feridos em Jerusalém

JERUSALÉM ? Duas pessoas morreram e seis ficaram feridas neste domingo em um ataque a tiros na estação de bonde de Ammunition Hill, em Jerusalém. O episódio aconteceu perto da sede nacional da polícia israelense. O criminoso responsável, que passou atirando de dentro de um carro, foi abatido por disparos após uma breve perseguição da polícia. Ele foi identificado como um palestino de 39 anos de Jerusalém Oriental.

As vítimas fatais, que acabaram não resistindo aos ferimentos no hospital, eram uma mulher de 60 anos e um polícial de 30 anos. Segundo autoridades, o incidente começou quando um homem passou disparando contra as pessoas que esperavam pelo bonde.

No último ano, palestinos mataram pelo menos 35 israelenses e dois turistas americanos em ataques armados, nos quais normalmente atuam sozinhos munidos de armas rudimentares.

Neste mesmo período, pelo menos 220 palestinos morreram em episódios violentos na Cisjordânia ocupada, em Jerusalém Oriental e na Faixa de Gaza. Dentre eles, 149 foram identificados pelas autoridades como agressores. Os outros foram morros em confrontos e protestos.

O governo israelense afirma que o sentimento anti-Israel vem sendo incitado por autoridades palestinas e pelas redes sociais, o que estaria elevando as tensões na região.

Já os líderes palestinos dizem que os agressores agem em uma resposta desesperada ao colapso das conversas de paz em 2014 e à expansão dos assentamentos israelenses na terra ocupada onde os palestinos querem formar um Estado independente.