Cotidiano

?Tirar o PMDB da prefeitura foi uma grande vitória', diz Indio

RIO ? Após ser confirmado o segundo turno entre Marcelo Crivella (PRB) e Marcelo Freixo (PSOL) no Rio, Indio da Costa (PSD), que terminou em quinto lugar com quase 9% dos votos, comemorou o fato de o PMDB ter deixado a disputa pela prefeitura do Rio. O candidato pelo partido, Pedro Paulo, ficou na terceira posição, com 16,12% dos votos.

? Primeiro, acho que termos tirado o PMDB da prefeitura do Rio foi uma grande vitória. A possibilidade de Pedro Paulo ajudar a eleger o Paes governador nos próximos anos iria acabar com a prefeitura. A democracia se consolidou com a alternância de poder ? declarou Indio.

Sobre a possibilidade de apoiar um dos candidatos no segundo turno, Indio afirmou que adotará uma postura pragmática e que vai avaliar as propostas de Crivella e Freixo para a melhoria dos serviços públicos, especialmente nas áreas de saúde, educação e segurança.

? Qualquer aliança que eu faça vai passar por uma conversa séria sobre as área da saúde e da educação. Quem é quem tem projeto concreto? O passo seguinte é entender quem é melhor para a prefeitura. Se não tiver solução, não tem conversa.

Indio não descarta não declarar apoio a qualquer um dos adversários. Critica especialmente o discurso inicial de Freixo, na Lapa, em que classificou como o golpe o impeachment de Dilma Rousseff.

? A dificuldade em torno do Crivella é conhecida, mas dificuldade do Freixo ainda não sabemos. Se for para fazer campanha nacionalizando o discurso, acaba afastando a possibilidade de apoio. Vamos ver se vai ser seu discurso daqui pra frente. Se não tiver nenhum candidato que represente melhorias para o Rio, vou fazer como o eleitor que votou em branco ou nulo e não escolher ninguém ? pondera Indio.

O deputado federal também critica a decisão de Aécio Neves em investir na candidatura de Carlos Osorio (PSDB). O tucano ficou na sexta posição, com 8,62% dos votos. Na avaliação de Indio, a divisão dos eleitores de centro-direita inviabilizou sua ida ao segundo turno.

? O PSDB ter inventado uma candidatura sem pensar numa composição foi um problema. O Aécio insistiu em ter uma candidatura própria e poderíamos ter resultado completamente diferente. Osorio é muito bom, qualificado, mas a gente ter caminhado separado foi ruim para a cidade. O maior perdedor no Rio se chama Aécio Neves.