Cotidiano

Tio de terrorista de Nice diz que sobrinho foi doutrinado por jihadista

MohamedLahouaiej.jpg MSAKEN, Tunísia ? Duas semanas antes do ataque, o terrorista que atropelou uma multidão na cidade francesa de Nice havia havia sido doutrinado por um homem argelino do Estado Islâmico (EI). Foi isso que o tio de Mohamed Lahouaiyej Bouhlel revelou em uma entrevista à Associated Press. No sábado, o grupo extremista reivindicou o ataque, mas autoridades francesas afirmam ainda não ter provas do vínculo do tunisiano que matou 84 pessoas ao EI..nice1807

Nesta segunda-feira, funcionários ligados à investigação do caso não confirmaram a declaração do tio do terrorista, Sadok Bouhlel. Mas a Procuradoria afirmaram que Lahouaiyej Bouhlel tinha interesse claro e recente pelo islamismo radical. Segundo um procurador de Paris, ele havia feito uma pesquisa na internet sobre a propaganda do Estado Islâmico, o recente ataque de Orlando e sobre violência.

O tio do terrorista afirmou ainda que os problemas familiares que o sobrinho enfrentava ? após ter se separado da mulher com quem teve três filhos ? fizeram dele uma presa fácil para o homem argelino. Ele também reiterou que Lahouaiyej Bouhlel não seguia os hábitos muçulmanos.

? Mohamed não rezava, não ia à mesquita e comia carne de porco ? disse Sadok Bouhlel, um professor aposentado de 69 anos, que afirma ter sabido da existência do radical argelino por familiares que vivem em Nice. ? Ele causou dor a mais de 80 família e manchou a reputação do nosso povo e do nosso país.

Após a reivindicação jihadista do atentado, o ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve, disse que por enquanto não há indícios de contato direto entre o terrorista e uma rede extremista. A rápida radicalização do tunisiano surpreendeu os investigadores.

Antes do ataque, ele enviou uma mensagem de texto comemorando a compra de uma pistola ? utilizada no ataque para disparar contra um policial ? e pedia mais armas. Não se sabe ainda quem era o destinatário e a polícia francesa investiga o caso.