Cotidiano

Tim Burton criticado após defender falta de diversidade em seu novo filme

NOVA YORK ? Tim Burton está sendo duramente criticado após defender a falta de diversidade étnica no elenco de seu novo filme, ?O lar das crianças peculiares?. A ausência de atores negros é uma característica antiga nas produções de Burton e um tema que sempre ressurge quando ele lança um novo longa-metragem. Em ?O lar das crianças peculiares?, Samuel L. Jackson é o único ator negro e ele interpreta o vilão.

?Hoje em dia as pessoas falam mais sobre isso. Certas coisas são necessárias ou não?, disse o diretor, quando questionado sobre o tema numa entrevista para a Bustle. ?Eu lembro quando era criança assistindo ?A Família Sol-Lá-Si-Dó? eles começaram a ficar politicamente corretos. Ok, vamos colocar uma criança asiática e uma negra. Eu costumava ficar mais ofendido com isso do que… Eu cresci assistindo a filmes de Blaxploitation, certo? Achava ótimo. Não ficava falando, deveria haver mais gente branca nesses filmes.?

Samuel L. Jackson disse que ?Tim é um cara ótimo? e ele não acredita que a falta de diversidade seja ?uma falha dele ou de seu modo de narrativa?. No Twitter, no entanto, as pessoas não foram tão compreensivas. Logo o cineasta estava sendo atacado por ?fazer uma história sobre um cara com tesouras na mão, mas achar que filmes ?não pedem por atores negros??.

Outros ironizaram o hábito de Burton trabalhar sempre com os mesmos atores, afirmando que ele não aposta na diversidade ?nem mesmo nos atores brancos que contrata?.