Cotidiano

'The Americans' e 'Game of thrones' se destacam nas indicações ao Emmy

RIO – Se atores e atrizes negros foram esnobados no Oscar, gerando uma imensa polêmica que provocou profundas mudanças na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, o Emmy fez bonito. Durante o anúncio dos indicados à 68ª edição da premiação televisiva, no início da tarde desta quinta-feira, muitas foram as carinhas negras a surgirem na tela. Incluindo a de Anthony Anderson, estrela de “Black-ish”, que apresentava os nomes e comemorou efusivamente, emprestando graça ao que deveria ser apenas uma leitura de nomes e títulos.

Entre eles, também estavam (merecidamente) na lista Taraji P. Henson, de “Empire”, Viola Davis, de “How to get away with murder” e Tracee Ellis Ross, também de “Black-ish”, além de muitos outros, evitando crises raciais.

Comumente ignorada, “The Americans” finalmente foi reconhecida. Em sua quarta temporada, considerada pelos críticos a melhor até agora, a série com Keri Russell e Matthew Rhys concorre a três prêmios entre as categorias principais: melhor série dramática, atriz e ator. “The Americans” vai disputar os três troféus com “House of Cards” e seus astros, Kevin Spacey e Robin Wright13:32 14/07/2016.

Grande vencedora da edição do ano passado e recordista em indicações em 2016 (foram 23, incluindo prêmios técnicos), “Game of thrones” também se destaca: além de Peter Dinklage, duas vezes vencedor, Kit Harington, o Jon Snow, concorre a melhor ator coadjuvante em série dramática. As mulheres da série, sempre tão fortes, fizeram ainda mais bonito. Emilia Clarke foi indicada pela terceira vez por sua Daenerys Targaryen, ao lado de Lena “Cersei” Headey e Maisie Williams, estreante na categoria melhor atriz coadjuvante em série dramática.