Cotidiano

Tempestade Otto recupera força e vira furacão no Caribe

Otto voltou a se transformar em furacão, na noite desta quarta-feira (23), enquanto avançava pelo Caribe para o litoral da Costa Rica e da Nicarágua – informou o Centro Nacional de Furacões (NHC), dos Estados Unidos. O governo costa-riquenho declarou emergência nacional diante da proximidade do Otto.

O presidente Luis Guillermo Solís usou sua conta oficial do Twitter para anunciar a medida, que implica o fechamento de todos os prédios públicos na quinta e na sexta-feiras, salvo no caso dos órgãos que terão de lidar a situação de crise.

Depois de provocar a retirada da população e alertas de emergência em vários países centro-americanos, Otto causava ventos contínuos de até 120 km/h, a cerca de 220 km do porto caribenho de Limón, na Costa Rica, disse o NHC em seu último boletim.

As autoridades panamenhas encontraram o corpo de um jovem que teria sido surpreendido pelo aumento no volume do rio onde se banhava, o que elevou para quatro o número de mortos no país, após a passagem do furacão Otto.

? O desaparecido do rio Utivé já foi recuperado (…) Infelizmente o jovem perdeu a vida ? informou o diretor do Serviço Nacional de Defesa Civil, José Donderis, em entrevista coletiva. O rapaz, de 18, era procurado há dias, depois de desaparecer no rio Utivé, ao leste da capital panamenha. Segundo a imprensa local, seu corpo foi encontrado sete quilômetros rio abaixo, de onde foi visto pela última vez.

Os outros mortos são um casal surpreendido em Burunga, na província de Panamá Oeste, por um deslizamento de terra enquanto dormia, e um menino de 9 anos que faleceu na queda de uma árvore sobre o veículo em que estava, perto do colégio. Otto chegou a furacão na terça-feira, recuperando a forma de tempestade tropical e, de novo, reconquistando potência.