Cotidiano

Temperaturas no Oeste devem chegar a 40 graus

As temperaturas mais altas devem ser registradas nas regiões Norte, Noroeste e Oeste do Paraná, entre as tardes de sábado (15) e domingo (16). Nestas regiões, as temperaturas podem chegar perto dos 40ºC

Levantamento do Simepar apontou que nove cidades, de quase todas as regiões do Estado, tiveram chuvas bem abaixo da média histórica entre os meses de junho de 2019 a março de 2020. Redução média na precipitação foi de 33% nos municípios pesquisados.
08/04/2020 - Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Levantamento do Simepar apontou que nove cidades, de quase todas as regiões do Estado, tiveram chuvas bem abaixo da média histórica entre os meses de junho de 2019 a março de 2020. Redução média na precipitação foi de 33% nos municípios pesquisados. 08/04/2020 - Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Cascavel – A onda de calor prevista para algumas regiões da América do Sul deverá ter reflexos no Paraná já a partir deste final de semana. De acordo com a meteorologista Lidia Luisa Mota, do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), os próximos dias devem ser marcados por temperaturas elevadas. “Apesar do calor intenso, também temos condições de chuva, que são típicas desta estação do ano”, disse.

As temperaturas mais altas devem ser registradas nas regiões Norte, Noroeste e Oeste do Paraná, entre as tardes de sábado (15) e domingo (16). Nestas regiões, as temperaturas podem chegar perto dos 40ºC.

Em Cascavel, de acordo com o Simepar, mesmo com a temperatura na casa dos 32ºC, há previsão de 5.9 milímetros de chuva neste sábado. O domingo deverá acompanhar as temperaturas das demais cidades do Paraná, com máxima acima dos 30ºC.

O pico de temperaturas elevadas está previsto para a quarta-feira (19), com máxima de 39ºC. “Podemos ter variação em algumas cidades do Oeste, entre 1ºC e 3ºC, nada significativo”, explica Lidia.

Calor excessivo e falta de chuva intensifica o desabastecimento

A falta de chuvas significativas em Cascavel há mais de um mês tem ligado um alerta na população, especialmente aos moradores e trabalhadores rurais.  De acordo com a Sanepar, apesar da chuva mansa e em curtos períodos nos últimos dias, os níveis dos mananciais que abastecem a cidade estão com redução de 25% do volume considerado ideal.

Segundo dados locais da companhia, o ano de 2021 registrou 1.337 milímetros de chuva acumulada entre os 12 meses, ou seja, pouco mais do que os 1.309 contabilizados em 2020. Entretanto, os números ainda são muito baixos, se comparados com a média anual de 2014 a 2018, que é de 2.517 milímetros.

No ano passado, três meses (abril, julho e dezembro) não registraram sequer um milímetro de chuva, comprometendo o abastecimento dos municípios e a produção no campo.

Em algumas cidades do Estado foi necessário implantar o sistema de rodízio, para evitar que o fornecimento de água fosse interrompido. Neste início de 2022, três cidades do Sudoeste (Santo Antônio do Sudoeste, Pranchita e Dois Vizinhos) ainda seguem com o rodízio no abastecimento e outros quatro municípios estão em alerta.

Ao contrário de janeiro de 2021, que foi um período chuvoso, com 411 milímetros acumulados, a primeira quinzena deste mês foi marcada por calor e de vez em quando uma “chuva mansa”, o que não colabora para a elevação dos níveis dos reservatórios, rios e mananciais.

Para agravar ainda mais a situação em Cascavel, nesta semana o abastecimento na Região Sul da cidade foi interrompido por conta da ação de vândalos, que danificaram e furtaram os cabos de energia elétrica da unidade de armazenamento do Centro de Reservação de Água. Foram prejudicados os moradores do Jardim União, Santa Felicidade, Sítio Recreio Paraíso e Bairro Universitário.

A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo, até que os reparos em eventuais problemas sejam finalizados.

Redação: Paulo Eduardo