Cotidiano

Temer pede paciência a investidores: ?instabilidades são passageiras?

INFOCHPDPICT000062997082BRASÍLIA – O presidente Michel Temer pediu paciência a investidores com a demora na retomada do crescimento, e atribuiu instabilidades à falta de solidez de instituições brasileiras. Em seminário de empresários nesta segunda-feira, Temer afirmou que ?qualquer fatorzinho? abala o país. Vice-presidente da ex-presidente Dilma Rousseff, Michel Temer foi o beneficiário do impeachment da petista, período instável política e economicamente.

? De vez em quando há uma certa instabilidade institucional. Como não temos instituições sólidas, qualquer fatorzinho abala as instituições. Então, o investidor fica assustado ? declarou Temer.

O presidente também pediu que o foco seja o Brasil, em vez das instabilidades, mesmo em ?momento difícil?.

? Essas instabilidades são passageiras e não podem ser levadas a sério. Levado a sério tem que ser o país ? completou, sem especificar de qual campo falava: político, econômico ou social, por exemplo.

Apesar de dizer que as instituições nacionais não são sólidas, desde que assumiu o Planalto ? há mais de seis meses ?, Temer tem elogiado essas instituições, como forma de reafirmar a legitimidade do impeachment. Ele costuma citar a Constituição e o respaldo que o Congresso e o Supremo Tribunal Federal deram à destituição de Dilma.

Antes do impeachment, período instável em que a petista batia recordes negativos de aprovação, Temer dizia que seria ?difícil? que ela continuasse por muito tempo na presidência. Segundo o Ibope, de julho a outubro, a aprovação do governo Temer passou de 13% para 14%.

? O estado brasileiro, e, no particular, o governo brasileiro, não os decepcionará. Nós vamos crescer ? encerrou o presidente no discurso a empresários.