Cotidiano

Temer não encontra com Obama, que chegou atrasado na ONU

201609201058217873_AP.jpgNOVA YORK ? Sem uma reunião bilateral marcada ? pois nenhum dos dois lados pediu, segundo o governo brasileiro ? Michel Temer e Barack Obama perderam a oportunidade de um encontro casual na Assembleia Geral da ONU. O presidente americano, que tradicionalmente é o segundo a discursar no evento, logo após o dirigente brasileiro, se atrasou para o compromisso. A causa do atraso ainda não foi esclarecida pela Casa Branca. Temer na ONU – 191.09

Assim, a única chance do encontro entre os dois presidentes será no almoço em homenagem à despedida de Ban Ki-moon da secretaria-geral da ONU, no início da tarde desta terça- feira. Outra possibilidade de encontro seria no fim da tarde, no encontro convocado pelo americano para debater a questão dos refugiados, mas Temer desistiu de ir ao encontro. O governo brasileiro não explicou os motivos. Está cúpula estava na agenda de Temer, mas o governo brasileiro, segundo fontes, não quer se comprometer com novas metas para recebimento de refugiados e, assim, teria que participar do encontro como observador. Temer também se envolveu em uma polêmica ontem ao dizer que o Brasil já recebeu 95 mil refugiados nos últimos anos, incluindo os 85 mil hatianos, que nem o governo brasileiro e nem a ONU classificam como refugiados ? mas sim com pessoas que fugiram de desastre natural.

Assim, além do discurso oficial na ONU, a agenda de Temer para esta terça-feira em Nova York inclui reuniões bilaterais com os presidentes do Peru e da Palestin e o almoço em homenagem de Ban Ki-moon. Na quarta-feira, o presidente participa de duas reuniões com empresários e tem uma reunião com Klaus Schwab, idealizador do Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça).