Cotidiano

Temer lamenta a morte de Shimon Peres

2016 941710268-201609280625002038_AFP.jpg_20160928.jpgBRASÍLIA ? O presidente Michel Temer lamentou, nesta quarta-feira, a morte do prêmio Nobel da Paz e ex-premier israelense Shimon Peres. O político, o último dos fundadores de Israel, morreu nesta madrugada, aos 93 anos.

“Lamento a morte do grande líder israelense Shimon Peres, com quem tive a oportunidade de encontrar-me em 2013, durante visita a Israel. Sua luta pela paz permanecerá como seu mais importante legado para a Humanidade”, diz a nota oficial do governo brasileiro.

Peres estava hospitalizado desde 13 de setembro depois de sofrer um acidente vascular cerebral. Com uma carreira de quase 70 anos, o político foi várias vezes ministro, duas vezes premier e duas vezes presidente, sendo considerado um dos artífices das tentativas de paz com a população palestina.

Na terça-feira, o médico pessoal do israelense havia informado que a situação se agravara. Segundo o diagnóstico feito na clínica em Tel Aviv onde ele estava internado, havia dano cerebral grave e órgãos começavam a apresentar sinais de falência. A família já admitia que a situação era irreversível e começou a prestar despedidas.

Peres será sepultado nesta sexta-feira.