Cotidiano

Temer grava vídeo lamentando violência contra a mulher

BRASÍLIA – O presidente interino Michel Temer gravou um vídeo lamentando a escalada da violência contra a mulher, em ocasião dos dez anos da Lei Maria da Penha nesta terça-feira.

– A lei impede, ou busca impedir, que as pessoas agridam de qualquer maneira a mulher brasileira – declarou, e complementou: – A violência contra a mulher, lamentavelmente, tem se agravado muito.

No último mês, Temer tem falado em diversos vídeos no gabinete presidencial, no Palácio do Planalto. Temer aparece sem paletó, contrastando com sua imagem usual, e até se apresenta no início das curtas gravações. Nesta segunda-feira, ele parabenizou o bailarino David Motta por ser o primeiro solista brasileiro do balé russo Bolshoi. Ele também já gravou um vídeo tranquilizando turistas para a Olimpíada do Rio e deve repetir o gesto durante os Jogos com uma frequência maior.

Logo que assumiu a Presidência, Temer foi criticado por ter montado um Ministério sem mulheres. Ele prometeu depois que, na próxima reforma ministerial, criaria uma pasta para mulheres, idosos, jovens e deficientes, e disse que não repetiria um desenho ministerial exclusivamente masculino. No vídeo desta terça, ele ressaltou que inaugurou a primeira delegacia para crimes contra as mulheres em 1985, quando era secretário de segurança de São Paulo. Ele já havia feito o mesmo em discurso no final de maio no Ministério da Justiça, após o caso de estupro coletivo no Rio:

– E naquele mesmo instante (em 1985) ocorreu-me a hipótese, dizendo, muito bem, por que que eu não tenho uma delegacia com uma delegada mulher, três, quatro escrivãs e quinze, vinte investigadoras? Porque as mulheres evidentemente, no diálogo, se entendem com muito maior naturalidade. E foi realmente, naquela ocasião, algo que teve uma grande repercussão, estou falando de 1985, portanto há 30 anos atrás – disse em 31 de maio, também enfatizando que criou delegacias contra crimes raciais e contra a pirataria.