Cotidiano

Temer e Obama se encontram em almoço na ONU

2016 940120026-201609201658090528_AFP.jpg_20160920.jpgNOVA YORK – O presidente Michel Temer se encontrou, na tarde de terça-feira, com o presidente Barack Obama em Nova York. Os dois trocaram apenas um breve aperto de mão formal no almoço na ONU, em homenagem à despedida de Ban Ki-moon da secretaria-geral da entidade. Temer ONU

Temer e Obama não se encontraram de manhã, como era de praxe, pois o americano atrasou em sua chegada à ONU. O presidente americano, que tradicionalmente é o segundo a discursar no evento, logo após o dirigente brasileiro, se atrasou para o compromisso. A causa do atraso ainda não foi esclarecida pela Casa Branca.

A outra oportunidade de encontro não ocorrerá, já que o presidente brasileiro não vai à reunião na tarde deste terça-feira organizada por Obama para debater a questão dos refugiados. O governo brasileiro não explicou os motivos. Esta cúpula estava na agenda de Temer, mas o governo brasileiro, segundo fontes, não quer se comprometer com novas metas para recebimento de refugiados e, assim, teria que participar do encontro como observador. Temer também se envolveu em uma polêmica ontem ao dizer que o Brasil já recebeu 95 mil refugiados nos últimos anos, incluindo os 85 mil hatianos, que nem o governo brasileiro e nem a ONU classificam como refugiados ? mas sim com pessoas que fugiram de desastre natural.

Nenhum dos dois países pediu um reunião bilateral, segundo o governo brasileiro. Temer agendou encontros nesta terça-feira com os presidentes do Peru e da Palestina. Na quarta-feira, o presidente participa de duas reuniões com empresários e tem uma reunião com Klaus Schwab, idealizador do Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça).