Cotidiano

Temer diz que ministros denunciados na Lava-Jato serão afastados

BRASÍLIA – Incomodado com as avaliações de que seu governo busca blindar peemedebistas envolvidos na Operação Lava-Jato, o presidente Michel Temer afirmou nesta segunda-feira que ministros que forem denunciados serão afastados temporariamente e, ao se tornarem réus, afastados de forma definitiva.

? Se houver denuncia, o ministro que estiver denunciado será afastado provisoriamente. Faço essa declaração para dizer que o governo não quer blindar ninguém nem vai blindar. Apenas não vai aceitar que a simples menção inauguradora seja uma condenação definitiva, pois, se acolhida a denúncia, e aí sim o ministro se transforma em réu, o afastamento é definitivo.

Em declaração à imprensa, Temer buscou afastar as críticas de que ao nomear Moreira Franco para ministro da Secretaria-Geral da Presidência quis dar a ele foro privilegiado, já que foi citado em delações de executivos da Odebrecht.

? Faço questão de enfatizar em letras maiúsculas que não há nenhuma tentativa de blindagem, a questão é muito séria. Se alguém se converter em réu estará afastado ? declarou o presidente.